41% dos brasileiros compraram de PMEs em 2021

Preços melhores são apontados como principal motivo para realizar compras pela internet

As pequenas e médias empresas (PMEs) foram beneficiadas em 2021 pela combinação de tecnologias e estratégias antes restritas às grandes empresas no e-commerce. Dados de uma pesquisa realizada pela Locaweb apontam que 41% dos entrevistados passaram a comprar das PMEs em 2021.

Segundo a pesquisa, o fechamento do varejo físico durante a pandemia obrigou as PMEs a se digitalizarem para manter suas vendas. Ao mesmo tempo em que o e-commerce ganhou mais espaço entre a população no período.

Dentre os 2 mil entrevistados, 66% afirmaram que compram na internet porque os preços são melhores do que no varejo físico. A Locaweb afirma que, no primeiro semestre de 2021, as vendas do e-commerce atingiram R$ 53,4 bilhões, um recorde.

A existência de mais promoções, a conveniência de não precisar sair de casa para realizar a compra, a possibilidade de comparar preços e o acesso a produtos de outras localidades também foram apontadas como vantagens do e-commerce.

De acordo com a pesquisa, 32% dos entrevistados dizem comprar igualmente de PMEs e de grandes empresas. Pensando no consumo exclusivo, as pequenas e médias empresas foram as mais beneficiadas, e com 41% afirmando que passaram a comprar nelas em 2021, ante 30% que passaram a comprar nas grandes empresas.

Para os responsáveis pela pesquisa, os dados mostram que as PMEs também conseguiram se aproveitar da onda de digitalização na pandemia. Outro elemento positivo para elas foi o crescimento dos chamados marketplaces, sites que reúnem produtos de diversas empresas. As compras nessas empresas são feitas via marketplace por 63% dos entrevistados.

Já sobre os motivos para comprar em pequenas e médias empresas, 54% apontaram o frete grátis, 53% os preços mais baixos ou promoções e 44% uma qualidade maior dos produtos.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *