Veja agora: 75% dos lojistas iniciaram estudo sobre o mercado digital após pandemias
O que a sua empresa faz para continuar relevante? Com o começo do ano, muitas companhias reveem suas estratégias. Pensando no começo de 2022, a Web Continental conduziu uma pesquisa em parceria com o E-Commerce Brasil sobre a programação dos lojistas para este ano.
Diante da pandemia, 75% dos lojistas afirmaram que se dedicaram ao conhecimento do mundo digital e das vendas online.
Podendo assinalar mais de uma alternativa, 37% buscaram uma consultoria ou agência para fortalecer seu desenvolvimento.
Além disso, 31% entraram em algum marketplace. Também na faixa dos 31% estão aqueles que abriram um e-commerce durante o período.
Por fim, 6% optaram por recuar e esperaram uma recuperação do mercado.
Dificuldades durante a pandemia
Já com relação às situações enfrentadas pelos lojistas, 62% explicaram que precisaram entender como funcionam os canais e processos de venda antes de começar a operar online.
Na faixa dos 31%, duas respostas: 1) dificuldade em apurar precisamente os custos, receitas e lucratividade do negócio e; 2) precisaram reduzir os custos para continuar no mercado.
Logística
81% dos respondentes afirmaram que a logística é fundamental para o sucesso do processo de entrega como um todo . Para 18%, ela é importante, uma vez que os clientes estão mais exigentes.
Pós-pandemia
Expandir a presença online parece ser um consenso entre os lojistas: esta foi a resposta de 87% deles quando perguntados sobre as atitudes pós-pandemia.
Além disso, 31% pretendem permanecer nos canais digitais em conjunto com a loja física.
Apenas 6% vão permanecer no digital sem abrir a loja física.
Estratégias para 2022
Podendo responder mais de uma alternativa, os lojistas contaram também quais as estratégias que pretendem aplicar em 2022:
- 68% – adotar novas tecnologias para facilitar a operação do negócio;
- 68% – agregar mais produtos ao catálogo;
- 68% – cadastro em novos canais de vendas;
- 62% – adicionar e trabalhar com novos produtos;
- 62% – investir em SEO e formas de mídia paga;
- 62% – vender nas redes sociais;
- 37% – aumentar a equipe;
- 6% – investir em ramos de exportação.
Fonte: Ecommerce Brasil
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