Dicas para fazer um pós-venda profissional no seu e-commerce

Pós-venda é algo primordial para que sua loja online consiga melhores resultados, aumentando a recorrência de vendas e melhorando a capacidade de faturamento do seu negócio. Por isso decidimos fazer esse post cheio de dicas para fazer um pós-venda profissional no seu e-commerce.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, cerca de 85% das empresas no Brasil nunca fizeram um pós-venda.

Se você ainda tem alguma dúvida do que é, trata-se de uma série de atitudes que as lojas, sejam elas físicas ou online, realizam após a venda de algum produto ou serviço. O exemplo mais simples que podemos dar é a simples pergunta que algum garçom já deve ter feito para você: \”O que o senhor (a) achou da nossa refeição? \”

Obviamente isso já é um começo, mas nos dias atuais, principalmente no nosso mercado de e-commerce existem várias outras maneiras que a sua empresa pode realizar tais tarefas , seja de forma automática através de envio de e-mail ou uma simples pergunta por um app de troca de mensagens como o WhatsApp.

O fato é que muitos negócios não alcançam melhores resultados justamente por não investirem em estratégias que envolvem o processo posterior à compra, mas que é tão importante quanto o atendimento anterior à ela, pois, através dele, você cria um relacionamento duradouro com seu cliente, e tem maior chances de fidelizá-lo.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas para que você tenha um pós-venda satisfatório em seu e-commerce, e assim, potencialize seus resultados:

📢 Tenha um canal específico para o pós-venda, como e-mail ou WhatsApp;

📢 Caso surjam problemas, seja ágil em sua resolução;

📢 Seja empático e ofereça dicas sobre o serviço prestado;

📢 Se mostre sempre disponível para as necessidades do consumidor;

📢 Tenha um follow up prestativo, pergunte se todo o processo ocorreu bem e se o cliente teve alguma dificuldade;

📢 Ofereça propostas exclusivas de acordo com histórico de compra do consumidor.

Essas dicas são bem práticas, o que significa que você já pode iniciar a aplicação agora e independente do tamanho e do tipo do seu negócio. Pense comigo, melhor que comprar algo, é ter a certeza que se houver um imprevisto a empresa irá solucionar o problema de forma simples e rápida.

Por mais simples que seja a forma que você ofereça suporte ao seu cliente, segundo a pesquisa, você já está muito à frente de muitas empresas, ou seja, você tem grandes chances de aumentar sua recorrência de vendas pelo valor agregado a sua marca.

E é pensando desta maneira que empresas como a Apple, não focam apenas em fazer um produto de ótima qualidade, mas em um serviço de atendimento ao consumidor tão bom, que o principal motivo de compra do produto é o valor agregado e não o preço.

Agora que você já tem as dicas para fazer um pós-venda profissional no seu e-commerce, basta colocá-las em prática.

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