O poder dos Gatilhos Mentais

Quando pensamos em marketing e vendas, pensamos em uma área que estuda o comportamento do consumidor num geral. Isso significa que as organizações precisam entender o que leva as pessoas a comprar e como funciona esse processo de tomada de decisão para criar abordagens mais eficazes ao longo de toda a jornada de compra.

E é aqui que temos a entrada do neuromarketing, uma área que é voltada a conhecer os gostos, preferências e até mesmo as dúvidas dos consumidores, de modo que investigam o que se passa no inconsciente para compreender melhor como “seduzir” o cliente; ou em outras palavras, para entender como vender para ele.

Por isso as áreas de marketing e vendas se valem dos gatilhos mentais que são comuns à nossa cultura como técnica de persuasão. Assim sendo, as empresas tendem a explorar os gatilhos mentais nas suas estratégias para despertar decisões de consumo e levar o cliente a uma compra definitiva.

Existem diversos gatilhos mentais, mas os mais comuns são 👇
• Novidade;
• Autoridade;
• Escassez;
• urgência;
• reciprocidade;
• prova social;
• razão;
• antecipação;
• novidade;
• relação dor x prazer;
• descaso;
• compromisso e coerência;
• paradoxo da escolha;
• história;
• simplicidade;
• referência;
• curiosidade;
• inimigo comum.

E você, já sabia dessa funcionalidade do inconsciente dentro do marketing?

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