Pesquisa mostra preparo dos lojistas em relação à experiência da entrega, foi realizada pela AgileProcess em parceria com o E-Commerce Brasil .
Além disso, 22% fazem as entregas com uma frota própria e 7% usam distribuidoras.
Opções de entrega
Para o sucesso das operações logísticas, boa parte dos lojistas usam mais de uma opção de entrega. 65% assinalaram que usam a moto como opção de entrega, assim como 57% usam carros.
Para 45% são usados caminhões e para 32% usa-se a estratégia de pontos de retirada.
Rede de entregadores (25%), bicicleta (12%) e lockers (5%) também apareceram entre as respostas.
Reclamações atreladas à entrega
70% dos lojistas afirmaram que a principal reclamação atrelada às entregas são os atrasos. 37% ainda afirmaram que são as avarias nos produtos durante o processo de entrega e 22% reclamaram da logística reversa. Por fim, 12% assinalaram as reclamações por endereço errado.
Desafio omnichannel
Já para os lojistas que aplicam ao e-commerce uma estratégia omnichannel, o principal desafio é a integração de processos, assinalada por 50% dos respondentes.
22% acreditam que seja o controle de estoque, enquanto 20% creditam o desafio às trocas e devoluções.
Além disso, 8% acham que o maior desafio omnichannel é o transporte.
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